Mais uma safra de soja e milho se inicia e os desafios do campo permanecem cada vez mais presentes no cotidiano dos agricultores em todo Brasil.
A necessidade de se realizar uma produção com bastante eficiência econômica e que atenda ao desejo do mercado consumidor por produtos de qualidade cada vez mais limpos, transformam os desafios um tanto maiores.
Com a certeza que há uma demanda extensa e uma baixa ou quase inexistente oferta de soluções que atendam à solução dessa difícil equação, a Sanovita procurou na safra de soja e milho 21/22 reunir o máximo de informações que pudessem colaborar com o desenvolvimento e o manejo dessas culturas.
Para isso, foram realizados em todas as principais regiões de produção desses grãos ensaios científicos com o foco em utilizar os produtos herbagreen® Ca, herbagreen® humin e herbagreen® fluisan no tratamento das plantas e assim, em mais uma safra, certificar os singulares benefícios que esses fertilizantes podem realizar quando do seu adequado uso.
A tecnologia desenvolvida pela Sanovita oferece uma nutrição inteligente para as plantas, a qual torna-se determinante de sucesso quando bem utilizada.
As aplicações dos produtos herbagreen® fortalecem as plantas e possibilitam que essas tenham melhores condições de suportar os diversos estresses bióticos e abióticos.
No Estado do Paraná foram realizados campos experimentais que seguem a metodologia científica apropriada para a comprovação da eficiência e praticabilidade agronômica desses produtos em várias culturas.
Na soja e milho, foram conduzidos campos experimentais por profissionais de diversos institutos e localidades, tais quais Dois Vizinhos, Campo Mourão, Castro, Guarapuava, Palmeira, Palotina e Toledo.
Em Guarapuava, realizamos pelo segundo ano consecutivo a avaliação em soja e foi possível novamente identificar os benefícios proporcionados por esses tratamentos em duas localidades, uma nas cercanias de Guarapuava na estação da Agrisus Brasil/Agro10 e outra em Entre Rios na FAPA.
Além de poder repetir aquilo que já havíamos certificado no ano da safra 20/21, pudemos na safra 21/22 ampliar o conhecimento da realidade local com a realização desses projetos que foram conduzidos em áreas diferentes, com plantios diferentes, cultivares diferentes e manejos diferentes.
A rica experiência de realizarmos algo conectado com as demandas emergentes do campo e fazê-lo com profissionais que estão totalmente comprometidos com a ciência, elevaram o nosso conhecimento sobre as possibilidades de bom uso dos produtos da Sanovita na região.
Na safra 20/21, em ensaio realizado em Guarapuava, conduzido pelo Dr. Itacir Sandini, com foco na avaliação fisiológica das plantas, obtivemos resultado de +400kg de soja/ha e +835kg de milho/ha.
Na safra 21/22, conseguimos realizar ensaio na soja com foco fisiológico e ainda realizamos ensaio com foco na evolução das doenças, o último sob a responsabilidade do Dr. Heraldo Feksa, Fitopatologista da FAPA.
Em ambos, obtivemos ganhos produtivos significativos. Especialmente, identificou-se substancial ganho no manejo da Antracnose e DFC (doenças de final de ciclo) com a adição do tratamento com os fertilizantes herbagreen® Ca, herbagreen® humin e herbagreen® fluisan ao programa de defensivos utilizado no ensaio da Sanovita junto à FAPA.
Esses dados se juntam a outros realizados por todo o estado do Paraná e também a dezenas de outros
realizados em todo o Brasil.
Ensaios realizados com especialistas em Fitopatologia da FAPA e Fundação ABC apresentaram a semelhança de ser obtido significativo ganho no controle das doenças avaliadas em especial o Oídio, Antracnose e DFC, que demonstram um incremento de aproximadamente 33%, comprovando que os efetivos ganhos na saúde e resistência das plantas tratadas com os produtos herbagreen® da empresa Sanovita não são algo isolado e sim uma constante.
Na safra de milho foi possível realizar um novo trabalho em Palmeira- PR. Lá também foi possível confirmar a melhor saúde das plantas e ainda o ganho fisiológico que proporcionou um incremento relativo de 1160-1289kg por hectare. Ano após ano se destaca a grande mudança nos parâmetros de sanidade e produtivo das lavouras tratadas com os produtos da Sanovita.
Realizar os tratamentos conforme determinação técnica apontada pela empresa é garantia de sucesso. Essa verdade inabalável será cada vez mais presente nos campos de Guarapuava e região.